Como funciona o oil cleansing method – método de limpeza facial com óleos

No post anterior, dei início a uma etapa de conhecimento sobre os cosméticos que utilizamos, e mencionei um método diferente de higienizar o rosto: o oil cleansing method, ou OCM. Você deve estar se perguntando: como assim, limpar o rosto com óleos? Eu sei, também não acreditei. Pensei que só funcionasse para peles secas, porque para peles oleosas ou mistas (que é o caso da minha), nunca! Mas quando você aplica óleos vegetais 100% puros e prensados a frio no rosto – é necessário que eles sejam puríssimos! –, você remove com maior facilidade a oleosidade sem produzir o famoso efeito rebote. De nada adianta você fazer uma limpeza profunda com produtos adstringentes porque sua pele vai entender que precisa produzir mais oleosidade, já que você retirou a completamente do rosto. Então, se sua pele oleosa, fica uma dica: evite usar sabonetes faciais muito adstringentes e use hidratantes não-comedogênicos, como séruns feitos de óleos vegetais.

O OCM parte do pressuposto de que igual dissolve igual, ou seja, óleo dissolve óleo. Ao massagear seu rosto com algum óleo vegetal ou com uma mistura deles, você remove sua maquiagem, quaisquer impurezas e ainda a oleosidade na medida certa, desobstrui os poros sem desequilibrar o pH natural da pele e não a resseca. Além disso, esses óleos vegetais vão agir de acordo com suas propriedades em sua pele – podem clarear manchas, hidratar, ser um pouco mais adstringentes, prevenir o envelhecimento precoce… A lista é enorme! No entanto, há duas questões importantes.

Uma delas é o grau de comedogenicidade desses óleos vegetais, ou seja, o quanto eles podem entupir seus poros e aumentar a quantidade de cravos e espinhas no seu rosto. Existem vários graus e você pode conferir uma lista completa nesse link maravilhoso da Flora Fiora. O óleo de coco, por exemplo, é um excelente demaquilante e possui várias funções, mas é extremamente comedogênico. Tentei fazer OCM com ele e, em dois dias, minha pele estava cheia de espinhas! Não meadaptei. Se você tem pele oleosa e acneica, não recomendo. Uso só para tirar a maquiagem dos olhos.

Tabela de Comedogênicos

0 – Não causa obstrução dos poros
1 – Baixo nível
2 – Moderadamente baixo
3 – Moderado
4 – Razoavelmente Alto
5 – Alto

Óleo de Argan – 0
Óleo de Cártamo – 0
Manteiga de Karité – 0
Óleo de Calêndula – 1
Óleo de Rosa Mosqueta – 1
Óleo de Rícino – 1
Cera de Candelila – 1
Cera de Carnaúba – 1
Óleo de Maracujá – 1-2
Óleo de Castanha do Pará – 2
Óleo de Cereja – 2
Manteiga de Manga – 2
Óleo de Manga – 2
Óleo de Amêndoas – 2
Óleo de Damasco – 2
Óleo de Cânfora – 2
Óleo de Prímula – 2
Óleo de Semente de Uva – 2
Óleo de Jojoba – 2
Óleo de Oliva – 2
Óleo de Girassol – 2
Óleo de Gergelim – 2-3
Óleo de Abacate – 2-3
Óleo de Macadâmia – 2-3
Óleo de Cenoura – 3-4
Manteiga de Cacau – 4
Óleo de Coco – 4
Óleo de Palma – 4
Óleo de Gérmen de Trigo – 4-5

Outra questão é saber diferenciar óleos vegetais de óleos essenciais. Tanto os vegetais quanto os essenciais são extraídos de plantas – pode ser da semente, da folha, do caule… De qualquer parte! Só que o processo de extração é diferente: enquanto os vegetais são obtidos através da prensagem a frio das sementes de plantas oleaginosas, os essenciais são geralmente destilados a vapor e são muito mais concentrados, sendo também utilizados na aromaterapia.

oe-x-ov-2-1-e1524364309525.png
Fonte: Harmonie Aromaterapia

Você não deve usá-los puros no rosto ou no corpo, sob hipótese alguma! Eles precisam sempre ser diluídos em óleos vegetais – nunca podem passar de uma mínima porcentagem do total de uma mistura quando utilizados. De acordo com o Harmonie Aromaterapia, para uso no rosto, a porcentagem de óleos essenciais não pode passar de 0,5% da mistura total. Se sua pele for sensível, busque começar com a metade da quantidade indicada.

Proporçao-OE

Você pode também evitar os óleos essenciais porque o uso deles exige bastante cuidado e estudo. De qualquer forma, sempre importante diferenciá-los e estudar as propriedades de cada um antes de utilizá-los.

Como higienizar o rosto com óleos?

Eu aprendi muito com a Karina Viega, que tem um vídeo só sobre OCM. Basicamente, você aplica a mistura desejada de óleos no rosto e massageia por uns bons minutos, até sentir que a maquiagem derreteu, o protetor solar desgrudou da pele e que os óleos cumpriram suas funções nutritivas e hidratantes. Em seguida, você pode escolher dois caminhos: ou você remove os óleos com uma toalha macia – de microfibra para as peles sensíveis – com água de morna a quente (em uma temperatura suportável!), massageando o rosto até sentir que todo o óleo foi removido junto com as impurezas; ou faz a remoção com uma espuma de limpeza, aplicando-a por cima do óleo, massageando e removendo com água normalmente. Essa segunda técnica se chama double cleansing, ou seja, a higienização facial é feita tanto com óleos quanto com uma espuma de limpeza. Eu particularmente gosto de fazer double cleansing porque sinto que a pele fica realmente mais limpa, mas acredito que isso seja bem pessoal.

Os óleos vegetais possuem propriedades únicas e fornecem inúmeros nutrientes para a pele. Eles não têm conservantes, petrolatos, parabenos nem nada nocivo ou industrial; para o uso facial, precisam ser prensados a frio, 100% naturais e sem quaisquer aditivos químicos. Se na composição constar qualquer substância além do nome vulgar ou científico do óleo que você está adquirindo, desconsidere-o para o OCM. Como ainda não possuo um curso ou um conhecimento extremamente especializado nos óleos, adquiri os meus de acordo com o que eu estava procurando para a minha pele e de acordo com grau de comedogenicidade deles. Existem várias listas por aí com as propriedades dos óleos vegetais e você pode conferir algumas aqui e aqui. Você encontra esses óleos em lojas de produtos naturais ou online.

Alguns exemplos, de acordo com o guia para o oil cleansing method do grupo Pele de Pêssego:

• Pele sensível: amêndoas doce, cereja, rosa mosqueta, gergelim.
• Pele acneica: tamanu, semente de uva, girassol, camomila.
• Pele oleosa: girassol, jojoba, cártamo, argan.
• Pele seca/madura: gergelim, rosa mosqueta, camomila, cereja.
• Pele mista/normal: girassol, semente de uva, babosa, cereja.

Não sabe por onde começar? A Kalinka Naturale é uma marca vegana e cruelty-free que já vende blends de óleos de acordo com o seu tipo de pele, além de fornecer outros produtos orgânicos para a pele. Eu já faço double cleansing casualmente, quando preciso remover a maquiagem, com óleo de girassol e com o sabonete facial espumante da UneVie, uma marca maravilhosa pela qual sou apaixonada. Também pretendo mostrar minha rotina de cuidados com a pele em breve por aqui. Você pode comprar um vidro âmbar – alguns óleos precisam ser protegidos da luz para manter suas propriedades – com um conta-gotas e colocar sua misturinha nele.

Esse é um breve resumo sobre o método de limpeza facial com óleos. Espero que tenham gostado e, quaisquer dúvidas, é só deixar um comentário que eu tento ajudar no que puder 🙂

13 thoughts on “Como funciona o oil cleansing method – método de limpeza facial com óleos

  1. Seu blog tá mara querida! Parabéns!
    Perguntas: quais óleos você usa e onde compra? Você passa no rosto todo dia antes de dormir? Também costumo usar espuma de limpeza, serum e vitamina C a noite, mas nunca sei qual é a ordem apropriada.
    Não uso maquiagem quase nunca, mas vou testar um protetor solar facial da Bioré que tem que tirar com óleo, por isso fiquei interessada nesse método OCM 🙂
    Beijos e sucessoooooo

    Liked by 1 person

    • oi, Laís! obrigada!!! ❤
      eu uso o de girassol e rosa mosqueta, mas vou adquirir esse blend da Kalinka Naturale que linkei no post. é muito mais em conta que comprar vários óleos diferentes e é super confiável! comprei no Mundo Verde mesmo 🙂
      eu tô fazendo double cleansing sempre que uso maquiagem, quase todos os dias. eu vou fazer um post sobre a ordem dos produtos, mas acho que seria espuma de limpeza, tratamento (a vitamina C, por exemplo) e depois o sérum (se ele for hidratante). acho que depende com a vitamina C… não tenho certeza, mas posso procurar pra você!
      aaaah, eu tô doida pra testar esse protetor da Bioré! sim, OCM é o ideal pra removê-lo. inclusive, onde você comprou? falam maravilhas dele!
      beijossss

      Like

  2. Adorei!!!
    Normalmente achamos que é só usar o produto é pronto, o resultado seria mágico.mas tem toda uma forma de fazer pra se ter um resultado.
    Sugiro um posto

    ,em algum momento,pra pela maduras👍

    Liked by 1 person

  3. Todos os meus produtos estão acabando, então estive pensando em usar óleo de abacate para remover a maquiagem e depois aplicar um hidrolato de rosas com disquinhos de crochê. Tenho a pele seca e áreas do rosto que descamam com frequência. Aproveitaria a função do óleo para fazer umectação, hidratar o contorno dos olhos, dentre outras finalidades. No entanto, como ainda tenho milhões de dúvidas, me pergunto se só o hidrolato já ajudaria no quesito “limpeza facial”. O que você acha?

    Like

    • Oi, Danielly! Então, eu sinto que só o óleo de fato remove todas as impurezas da nossa pele, seja em um fluido bifásico ou no OCM. Pelo menos é a sensação que eu, pessoalmente, tenho! Mas você pode experimentar fazer a limpeza só com o hidrolato e ver como sua pele se comporta. A minha fica bem suja no dia a dia por causa da poluição e eu preciso fazer uma limpeza bem profunda! Experimenta limpar só com o hidrolato e me dá o feedback? Beijos! ❤

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s