Como criar uma rotina de beleza natural

Talvez eu esteja ficando um pouco monotemática, até porque esse blog não foi feito exclusivamente para falar sobre cuidados com a pele e cosméticos naturais, mas tenho lido e estudado cada vez mais sobre – e confesso que tô bem apaixonada por esse estilo de vida que é zero industrializado e produz bem menos lixo. Faz bem para a pele, para o organismo e para o planeta!

Bom, depois que você aprendeu que precisamos evitar algumas substâncias – algumas delas até tóxicas, como vemos aqui e aqui – em produtos para a pele e que óleos vegetais são ótimos para higienizar o rosto, você deve estar se perguntando: mas por onde eu começo? O que devo usar? Qual a ordem dos produtos? Como monto minha rotina de beleza? E é para isso que esse post existe. 🙂

Comecei a pensar na minha própria rotina de beleza quando conheci a famosa rotina de beleza coreana. Minha principal fonte foi o canal da Nathalia Morato, onde ela fala extensa e profundamente sobre essa rotina e quais os produtos que ela usa. São cinco vídeos super detalhados e cheio de ótimas dicas! Mas no que consiste essa rotina de beleza coreana, afinal? São dez passos a serem seguidos, desde tirar a maquiagem até proteger o rosto com filtro solar ou aplicar um creme de tratamento noturno, mas nem todos precisam ser feitos diariamente, como esfoliação ou máscaras de tratamento.

Post07
Imagem traduzida e adaptada. Créditos: @glowrecipe

São muitos processos e muitos produtos. Logo pensei: além de ter que gastar rios de dinheiro em itens são super específicos – o Brasil não possui um correspondente à essência coreana, por exemplo –, vou ficar com preguiça de ter que reproduzir tantos passos no terceiro dia. Lembrando que eu sou a favor de, mesmo com a correria diária, separarmos um tempinho para cuidarmos dos nossos corpos, seja fazendo um exercício, meditando, cuidando da pele… Só que, realmente, dez passos exigiriam dinheiro, tempo e paciência.

Aí eu pensei: como posso adaptar essa rotina enorme para uma mais simples e acessível, só com produtos naturais? Isso é bastante pessoal e você precisa refletir sobre suas prioridades e o que deseja para a sua pele, é claro (a minha é mista!). Vamos lá!

Rotina noturna

1. Óleo de limpeza facial

Para remover a maquiagem e todas as impurezas da pele, como eu já falei nesse post, os óleos vegetais são a minha primeira (e única) escolha. Você até pode preferir algum demaquilante bifásico mas, com tantas opções mais em conta e 100% naturais, acredito que você vá gastar menos com os óleos – e sua pele vai agradecer! Esses óleos são excelentes para a pele porque, além de limpar, também podem tratar acne e manchas, por exemplo. Também aboli os lencinhos demaquilantes da minha vida porque é mais uma forma de produzir lixo sem a menor necessidade. No post que mencionei acima estão todas as informações sobre esse tipo de limpeza. Se você tem pele oleosa e acneica, acredite, não há nada a temer. 😉

Processed with VSCO with a6 preset

No momento, estou apaixonadíssima pelo óleo de limpeza facial da Kalinka Naturale! Inclusive estou pensando em adquirir mais produtos dessa marca carioca e vegana para poder fazer uma resenha bem detalhada de todos aqui no blog. Ele tem um custo-benefício fantástico e é uma delícia, sério. É simplesmente um blend de óleos vegetais, não possui nenhum aditivo. Antes de usar esse blend, minha opção era sempre óleo de girassol. Indico!

2. Espuma de limpeza facial

Eu não tenho feito limpeza dupla (óleo + espuma) com frequência mas, se você sente que sua pele precisa de uma higienização mais profunda, a espuma de limpeza facial é uma ótima opção. Você pode utilizá-la tanto para remover o óleo, aplicando diretamente na pele após a massagem facial e enxaguando em seguida, ou após a remoção dele com uma toalha umedecida com água morna, como uma espécie de segunda limpeza.

Processed with VSCO with a6 preset

Minha opção natural de sabonete espumante é o da UneVie. Que marca incrível! (Eu fiz uma super compra lá e, assim que testar todos os produtos, farei uma resenha mais detalhada por aqui também.) O cheiro é maravilhoso e a pele fica super macia e realmente bem limpinha. Fora esse preço, né? Estou usando há dois meses e ainda não chegou na metade. Rende muito! Outro produto de excelente custo-benefício. 😉

3. Esfoliação

Essa etapa eu só faço quando é necessário, pelo menos uma vez na semana, mas nunca mais de duas. Sinceramente, não vejo motivo para gastar meu precioso dinheirinho com esfoliantes industrializados porque, além de caros, muitos não são biodegradáveis. Minha receita clássica é mel e borra de café, mas você pode usar só o pó de café se for vegano (e super funciona também). Sinto que a pele fica bem macia por causa do mel! Há quem misture com outros componentes como óleo de côco, por exemplo. Existem milhões de receitas naturais, dê preferência a elas! Faz bem para o ambiente. ❤

4. Tônico

Eu ainda não uso tônico, mas não é por falta de vontade! Preciso comprar os ingredientes necessários para fazer um casa. 😛 Também dispenso os industrializados nesse quesito, especialmente quando há álcool na composição, que resseca muito a pele. A primeira receita que vou testar é a da Tayná, do blog Vegana Bacana, mas existem muitas outras por aí, como essa para peles oleosas.

5. Sérum

O sérum que uso já é hidratante, então é como se fossem duas etapas em uma só. Toda pele precisa de hidratação, mesmo as mais oleosas e, da mesma forma que acredito nos óleos vegetais para uma limpeza profunda, também acredito que sejam excelentes hidratantes naturais e sem quaisquer aditivos químicos. É só escolher o óleo que vá agir da melhor maneira na sua pele de acordo com as propriedades dele! Pesquise bastante e também confira meu post sobre o oil cleansing method, porque lá eu falo um pouquinho sobre os óleos vegetais.

Processed with VSCO with a6 preset

Estou usando esse sérum hidratante da Kalinka Naturale. Ele é divino! Só uso à noite porque minha pele demora um pouco para absorver óleos e não seria muito bom usá-lo antes do protetor solar, mas talvez seja ótimo para peles muito secas! De qualquer forma, acordo com a pele super macia e hidratada.

Outros hidratantes que recomendo são o hidratante facial da UneVie, que é bem denso, e a loção hidratante da Alma Lavada. Essa última é bem levinha e é tanto para o rosto quanto para o corpo! ❤ O da UneVie eu uso de vez em quando, substituindo o sérum hidratante ou pela manhã, quando sei que ficarei em casa e não vou precisar de tanto protetor solar.

Rotina diurna

Ao acordar, apenas lavo meu rosto com bastante água e com o sabonete espumante da UneVie. Em seguida, passo um pouquinho da loção hidratante da Alma Lavada e, em seguida, meu protetor solar. Prefiro deixar os tratamentos e a limpeza mais profunda para a noite. 🙂

Não indicarei nenhum filtro solar por enquanto porque sinto que é uma escolha muito pessoal e ainda não consegui encontrar um protetor solar mais natural que seja acessível. :/ Aceito recomendações!

• • •

Eu geralmente não faço a etapa das máscaras no dia a dia mas, nos fins de semana, gosto de usar alguma argila. 🙂 Algumas pessoas usam aquelas máscaras de papel que já vem prontas, mas é mais uma produção de lixo que eu prefiro evitar. Eu revezo entre a argila verde e a argila branca – uma é para a oleosidade da pele e para acne, a outra para hidratar e clarear o rosto. Mas eu prometo fazer um post só sobre argilas e suas funções! Eu não as considero indispensáveis, mas é ótimo utilizá-las de qualquer forma.

O melhor de tudo é que todas essas embalagens são reutilizáveis. Assim que o produto acabar, é só higienizar bem e usar para o que você quiser – até para fazer suas próprias misturinhas e cremes caseiros.

Ficou com alguma dúvida? Qual é a sua rotina de cuidados com a pele? Qual é o produto que você não consegue viver sem? Conta para mim! Deixa um comentário aí ❤

4 thoughts on “Como criar uma rotina de beleza natural

  1. Olá. Você é vegetariana ou vegana? Recentemente comecei a pesquisar sobre químicos nocivos à saúde e quase fiquei louca. Quero adotar uma rotina de cuidados naturais, mas estava pensando se seria muito antiético o fato de ainda comer carne ;/

    Liked by 1 person

    • Oi, Danielly! Então, não sou de fato vegetariana. Eu não como carne vermelha nem frango e pretendo de fato não comer mais nada de origem animal. Dou preferência sempre a refeições veganas! Ainda tô bem no início desse novo estilo de vida mais natural e menos prejudicial ao nosso corpo e ao meio ambiente. Sinceramente, acho que toda pequena atitude é válida, não acho que seja antiético! 🙂 A pequenos passos, fazendo sempre a nossa parte, vamos aos poucos criando um caminho de mudanças macro, e não só micro. Esses cuidados naturais vão fazer bem a você e ao meio ambiente também! Não se culpe, muito pelo contrário, parabéns pela atitude e preocupação. Um passo de cada vez! Super beijo ❤

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s