Como controlei minha acne com produtos naturais

Fiquei quase um ano sem aparecer por aqui (me desculpem pelo sumiço, não vai acontecer de novo!) e, nesse meio tempo, vivi grandes aventuras com a minha pele – para não dizer o contrário… Testei inúmeras rotinas, produtos naturais (caseiros ou não) e hidratantes dos mais diversos preços. Tudo na tentativa de controlar ao máximo a minha acne que, por mais que não seja grave, é um pouquinho persistente e piora muito na TPM, quando surgem várias espinhas internas e super doloridas no queixo.

Tudo isso para dizer que: já faz mais de um mês (e mais de um ciclo menstrual) que minha pele está ótima! Os cravos e espinhas não sumiram completamente mas estão sob controle. As espinhas só surgem na TPM, mas são só uma ou outra, ou caso eu cutuque algum cravo, que acaba inflamando – quando não é o caso, não surge nem uma sequer. Dica: não espremam cravos! Não cutuquem suas espinhas! Nunca, sob hipótese alguma! Aprendi isso depois de muito sofrimento, viu?

Então vocês devem estar se perguntando: mas Camille, que produtos milagrosos você usou? O que você aprendeu nesse processo? O que você está fazendo de diferente na sua pele? Vem comigo que eu vou te explicar!

Aprendi muito sobre a minha pele ao longo desse processo de tentar controlar a acne. Um dos principais aprendizados é que existem produtos próprios pro seu tipo de pele por um motivo! Os ativos dos produtos para peles oleosas e acneicas são completamente diferente dos ativos para peles secas e maduras. Pode parecer algo óbvio, mas eu aprendi na prática. Não é porque um produto é natural e possui uma composição ótima que ele vai se adaptar ao seu tipo de pele.

Dito isso, vamos à rotina de pele com a qual minha pele melhor se adaptou!

1. Limpeza

Sabonete Líquido para o Corpo (Multi Vegetal)
Composição: Decyl Glycoside; Lauryl Glycoside; Xanthan Gum; Aloe Barbadensis Leaf Juice; Arnica Montana Extract; Humulus Lupulus Extract; Hamamelis Virginiana Leaf Extract; Tocopheryl Acetate; Citric Acid; Benzyl Alcohol; Potassium Sorbate; Sodium Benzoate; Citrus Paradisi Peel Oil; Cymbopogon Martinii Oil; Melaleuca Alternifolia (Tea Tree) Leaf Oil; Rosmarinus Officinalis Leaf Oil; Vanilla Planifolia Extract; Aqua.

Quem me acompanha no Instagram já sabe disso: experimentei o sabonete líquido facial da Multi Vegetal e ele promove uma limpeza eficaz e suave, sendo incrível para peles sensíveis. Contudo, minha pele precisava de algo mais adstringente, bactericida e que auxiliasse no combate à formação de cravos e espinhas. Encontrei a solução em outro sabonete da marca que, por mais que se diga corporal, é incrível para a pele do rosto! Ele contém extratos de hamamélis e arnica e óleos essenciais de capim-limão, melaleuca, toranja (ou grapefruit) e alecrim e, por isso, é adstringente, antiinflamatório, bactericida, revigorante e cicatrizante. Minha pele se adaptou bem rápido! Em uma semana a textura já estava melhor, as espinhas estavam desinflamando e os cravos – principalmente da testa – melhoraram significativamente. Ele também é ótimo para acne dorsal e para auxiliar no controle de odores corporais, especialmente das axilas. Ah, a boa notícia é que ele custa cerca de R$37 e rende muito por possuir 240ml! Você encontra online no site da marca ou no Use Orgânico, que entrega para todo o Brasil.

2. Tônicos

20190701_065616_0-2.jpg
Composição: Melaleuca Alternifolia Leaf Water (Hidrolato de Tea Tree), Hamammelis Virginiana Extract (Extrato de Hamamélis), Copaifera Officinalis Oil (Óleo de Copaíba), Salvia Officinalis Extract (Extrato de Sálvia), Matricaria Chamomilla Extract (Extrato de Camomila), Aloe Barbadensis Extract (Extrato de Babosa / Aloe vera), Eugenia Caryophyllata Essential Oil (Óleo Essencial de Cravo), Lavandula Officinalis Essential Oil (Óleo Essencial de Lavanda), Tocopherol, Dehydroacetic Acid (and) Benzoic Acid (and) Benzyl Alcohol, Propanediol, Eugenol, Linalool.

Continuo usando meus hidrolatos (são tantos) como tônicos, principalmente melaleuca e pitanga (meu novo queridinho)! Eles refrescam, dão um glow na pele e possuem as características de seus óleos essenciais de origem de forma mais segura e branda para a pele. No entanto, senti falta de algo que tivesse uma função mais específica sobre a minha acne e cujos ativos pudessem fazer uma diferença mais visível. Foi aí que encontrei o tônico da Cativa Natureza, próprio pra peles oleosas, e me apaixonei! A composição é incrível e os ativos naturais – como os óleos essenciais de cravo, melaleuca e lavanda e o extrato de aloe vera – são perfeitos para combater a acne de forma eficaz.  Ele é super líquido e, para não gerar lixo, borrifo nas minhas mãos e pressiono sobre o rosto até a pele absorver. Ela fica bem sequinha e matificada depois!

3. Hidratação

20190701_065602_0-2-2
Composição: Copaifera Officinalis Oil, Melaleuca Alternifolia Leaf Oil, Chamomilla recutita extract, bisabolol, Eugenia caryophyllus leaf oil,Lavandula Officinalis flower oil, Aloe Barbadensis Extract, propanediol, Salvia officinalis extract, Pentaclethra Macroloba Seed Oil, tocopherol, cetearyl olivate, sorbitan olivate, xanthan gum, tapioca starch, sodium citrate, benzyl alcohol, benzoic acid, dehydroacetic acid, aqua, eugenol, linalool. 

Hidratar é sempre muito importante! (Beber água é o primeiro passo pra uma pele saudável, ok? Não esqueça!) Hidratantes geralmente contêm outros componentes que atuam nas necessidades da pele. Sempre fui fã do Xô Espinha!, da Semente Bioprodutos, porque é um gel bem levinho para o dia a dia. Contudo, ao conhecer essa linha da Cativa Natureza, resolvi experimentar porque achei a composição maravilhosa! O que mais me chamou a atenção foi conter tapioca, cuja função é dar um toque seco e aveludado de acordo com a marca. O rendimento dele é razoavelmente bom (uso dois ou três pumps por vez), só tem um porém: ele seca bem rápido no rosto, então não pode demorar para espalhar! Sinto minha pele mais macia, bem nutrida e os cravos diminuíram bastante, fora as espinhas inflamadas que são raridade ultimamente. Definitivamente pretendo comprá-lo novamente!

• • •

É claro que existem outros fatores para uma pele mais saudável. Eu evito ao máximo ficar mexendo nos cravinhos ou espremendo espinhas porque isso sempre deixa minha pele muito inflamada! Além disso, estou tentando melhorar meus hábitos e beber mais água, dormir melhor, ingerir menos açúcar, me estressar menos… É um conjunto de fatores e é uma experiência bem pessoal. Também não compro milhões de produtos porque acredito em consumo consciente. Se um produto não faz milagres mas cumpre bem sua função, uso até o final ou repasso para alguém, nunca deixo encostado na gaveta. E só tenho um item de cada: um sabonete, um tônico, um hidratante… Justamente para não sair por aí gastando dinheiro, certo?

Ah, também faço esfoliação duas vezes por semana (com uma receitinha ótima, logo logo posto lá no Instagram) e máscara de argila aos sábados, com hidrolatos e óleos essenciais. Minha argila favorita é a Rhassoul. Vou falar sobre argiloterapia no próximo post e dar um destaque especial para essa marroquina! O que mais você quer ver aqui no blog?

Qual foi o produto natural que mais te ajudou a controlar a acne? Me conta aí nos comentários! E não deixa de me seguir lá no Instagram. Até a próxima!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s